Camilla – Filme – gerações diferentes em sintonia.

Por : Aguinaldo Neri Publicado em 24 de maio de 2015 Todos

CAMILLAFreda_y_Camilla-629536023-large

Ao assistir ao filme “Camilla” e refletir sobre as atitudes da personagem central, somos levados a sentir que às vezes precisamos de uma força e/ou um ato externo que nos motive internamente e nos encoraje a viver plenamente.
O filme conta a história de amizade entre 2 mulheres, Camilla e Freda, de gerações diferentes. Camilla é uma idosa, que havia sido violinista profissional clássica no passado; Freda é uma linda jovem que toca guitarra, tenta compor, e se estabelecer como musicista.
Camilla às vezes conta, para Freda, momentos de glória de seu passado como violinista, dizendo do glamour que existia nos grandes concertos que aconteciam em Toronto. A velha senhora tem sempre uma lição de vida para sua jovem amiga. Freda tem estado insegura em relação ao casamento, à sua profissão como musicista e tem dificuldade de prosseguir a vida sentindo-se feliz e realizada. Camilla, ao contrário disso, aparenta saber o que quer, mostra segurança e vitalidade em seu dia a dia.
É incrível como podemos aprender com as pessoas idosas, elas têm tanto a ensinar, e espero um dia, quando for velha, compartilhar com os mais jovens minhas experiências de vida. A maturidade geralmente oferece possibilidades de integração e realização humanas nesta fase da vida, e isso pode resultar em atitudes destemidas, decisões inesperadas e mudanças arrojadas. (Py & Scharfstein, citado em Neri, 2001).
Mas Camilla, tem algo mal resolvido em seu passado. Um amor não vivido, um casamento infeliz. Não se permitiu viver o amor, por causa de seu filho, pequeno na época. Mas agora, já idosa, vai em busca de seu amor. Parte numa viagem com Freda e quando o encontra, lamentam não terem ficado juntos no passado. Sorriem, deitam e beijam-se. Neste momento estão tão ligados pelo sentimento e vontade de recuperar o tempo perdido, que o que menos importa são as marcas da idade no corpo. Entregam-se a esse momento em plena harmonia. Vai viver um amor intenso, que somente neste momento da vida ela teve coragem de se permitir ser feliz no amor, após um casamento fracassado e uma viuvez.
O que importa na visão das personagens, após essa trajetória, não é se alguém falhou no passado, mas se continuou tentando. Assista o filme Camilla e aproveite as muitas lições de vida que o filme traz, e que podem ser aplicadas em sua vida.

Helena Brandão Viana
Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia
Coordenadora do Projeto FELIZ IDADE – atividade física com idosos
Coordenadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade
Ph.D in Quality of Life, Adaptation and Health
Doutora em Qualidade de Vida, Adaptação e Saúde
Physical Education Course – UNICAMP
Faculdade de Educação Física da Unicamp

Home


Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0493494212541998

%d blogueiros gostam disto: