Devo informar minha idade no Curriculum ?

Por : Aguinaldo Neri Publicado em 7 de julho de 2014 Empregabilidade na maturidade.

Devo ou não devo informar minha idade no meu CV ?

Empregabilidade

Curriculum VitaeIdadesnocv
A minha idade : devo ou não devo informar ?

Este tema é um dos campeões entre os pedidos de orientação e os emails que recebemos.
A cada dia que passa temos certeza que idade cronológica, idade psicológica;idade corporal e idade profissional nem sempre andam juntas ou são previsíveis. Conhecemos jovens que já se diplomam acabados e velhos que recomeçam a viver depois dos 60.
Temos que lutar um pouco mais para convencer os empregadores.
Difícil para a SeniorNet dizer coloquem ou não coloquem. Podemos contribuir para a sua decisão oferecendo um pouco da nossa experiência:

1. Entendemos que, se v. precisa esconder a sua idade talvez esta vaga não seja mesmo para v. Para os cargos mais técnicos este tipo de informação começa a ser considerado em segundo plano.Para alguns cargos ela pode, inclusive ser o diferencial competitivo.
2. Se o desafio é passar pelo primeiro crivo dos selecionadores, sugerimos que as informações pessoais, tais como idade, sejam colocadas no final do seu curriculum. Depois que o empregador tomar contato e conhecer a sua experiência ele receberá a informação da sua idade. Em alguns casos isso ficará até, mesmo, óbvio.
3. De certa forma, é incompatível aproveitar a grande experiência que v. tem sem distribui-la pelo tempo. Os entrevistadores sabem somar.
4. Os curricula podem ser elaborados adotando-se um formato cronológico ou um formato que destaque a funcionalidade do seu capital profissional. Use o segundo. Use mais textos para destacar as suas competências e focalize o futuro e o seu desempenho no cargo em aberto. Deixe a cronologia para um segundo tempo.
5. Não minta. Ofereça a informação na forma que v. quiser e no lugar e forma que lhe aprouver. Evite lacunas e imprecisões entre datas de trabalho, formação e experiência. A omissão deste dado é até aceitável em determinadas situações mas a inverdade não.

Aguinaldo Neri

%d blogueiros gostam disto: