Fraudes via e-mails.

Por : Aguineri Publicado em 2 de outubro de 2019 Todos

Todo o cuidado ainda é muito pouco.
Com o aumento do número de idosos no mundo da internet aumentaram, também, as tentativas de ações fraudulentas, roubo e estelionato.
Como podemos ajudar os antivírus e anti Malwares a nos protegerem?
Muito cuidado ao receber e-mails com algumas destas características :
1. Cumprimentos genéricos vindos por e-mails de empresas com as quais você geralmente faz negócios. O que os malandros querem é que você responda para que eles estabeleçam uma comunicação. A empresa que te conhece escreverá o seu nome e não apenas “Caro Cliente”.
2. Ofertas de produtos ou serviços incrivelmente baratos , prêmios ou presentes “grátis”, bastando você entrar no site e deixar alguns dados. É isso que eles querem. Olhem os dentes dos cavalos dados.
3. Textos vagos sobre dificuldades em receber seus pagamentos ou problemas com a sua conta bancária. Incrivelmente vindos de bancos com os quais você nunca trabalhou ou não conhece. Exemplo : Pagamento de fatura em atraso. Clique aqui……………. Cheque se você não pagou, mesmo, antes de clicar.
4. Ameaças de chantagens ou processos caso você não clique em determinado lugar para atualizar informações. Por exemplo : “seu nome está no SERASA”. A Receita Federal detectou operações fraudulentas no seu CPF, o cartório de protestos pede que você envie dados para evitar que um processo dê continuidade, etc….
5. Propostas incríveis de ganhos, prêmios, empréstimos ou sorteios bastando apenas você clicar num determinado link.
6. Erros de grafia ou concordância em textos vindos de bancos, por exemplo. Não é crível que um grande banco brasileiro envie um e mail com erros de gramática. O mais provável é que este e mail tenha sido escrito em países distantes e por “hackers” que não conheçam a nossa língua.
7. Recados chamativos de ameaças de vírus que pedem que você atualize determinado software, clicando em um link.
8. Recado de banco pedindo que você atualize os dados da sua conta, incluindo as senhas (Affe). Muito comumente vindo de bancos nos quais você nem tem conta. Nenhum banco faz isso.
9. Recados via SMS com ofertas incríveis de todos os tipos de serviços, inclusive de planos de telefonia e internet “maravilhosos”.
10. E, para terminar por hoje, cuidado com ofertas de envio de milhares de Euros de alguém da África, desde que você faça um pequeno depósito numa determinada conta.
Não podemos nos esquecer que até hoje pessoas rondam idosos em filas de banco pedindo “ajuda” para receber um prêmio da Mega Sena ou da Loteria Federal. Repartirão o prêmio desde que o “escolhido” contribua com determinada quantia em dinheiro para pagamento de um advogado. Não caia nesta, também.
Todo o cuidado ainda é pouco, nos dias de hoje.
Aguinaldo Neri

%d blogueiros gostam disto: