Octogenários de Campinas – conhecer para prevenir.

Por : Aguineri Publicado em 28 de outubro de 2019 Envelhecimento bem sucedido

Octogenários de Campinas – Conhecer para prevenir

Conhecer para mudar. Pesquisar para prevenir e melhorar.

O Doutorado em Gerontologia, da Unicamp tem contribuído muito com isso. A equipe da Dra. Anita Liberalesso Neri está produzindo conhecimento muito útil e com a tradição científica da Unicamp. Vejam o que eles dizem sobre o último livro publicado, fruto de acompanhamento e avaliações de pessoas idosas em várias regiões do país. “No Brasil e praticamente em todo o mundo, a parcela de idosos que mais cresce é a dos que contam com 80 anos e mais. Essa ocorrência é uma conquista das sociedades, que vêm se revelando cada vez mais capazes de oferecer condições para o prolongamento da vida em todas as suas fases. Os ganhos em longevidade podem ser uma vitória de Pirro, se vividos em meio ao aumento de doenças crônicas, incapacidade, dependência e fragilidade, agravados pela pobreza e pela desigualdade social”.

O site www.senioridade.com.br  acompanha os progressos nos estudos sobre envelhecimento desde o século passado. Não há mais espaços para improvisação ou amadorismos. O envelhecimento humano já conta com uma base de pesquisas nacionais e internacionais suficientemente boa para que se fale sobre o idoso com segurança e cientificidade.

O Doutorado em Gerontologia da Unicamp   https://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao-em-gerontologia    https://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao-em-gerontologiatem tradição em geração de conhecimentos voltados para a realidade brasileira do envelhecimento humano.

 

 

Aguinaldo Neri

%d blogueiros gostam disto: