Seja um(a) “seniorpreneur” II – reinvente-se na maturidade.

Por : Aguinaldo Neri Publicado em 13 de julho de 2014 Empreendedorismo na maturidade

Seja um(a) “seniorpreneur” IISeniorpreneurrestaurante
O segmento da maturidade é o que mais cresce no mundo.Com a perspectiva de vida ampliada nas últimas décadas, urge encontrar caminhos para este grupo.O acesso à informação propiciado pela internet está facilitando conquistas antes nem pensadas para este grupo.O site Senioridade antecipou isso com inúmeros artigos nos últimos 16 anos. Ter um site voltado para a maturidade, hoje, é fácil, Há 16 anos, era preciso muita ousadia e coragem. Estamos, agora, apontando para uma nova tendência para um envelhecimento saudável e realizador : o empreendedorismo na maturidade.
Aproveitaremos um artigo do prof.Alex, da Australia (Associate Professor of Entrepreneurship at the Swinburne Business School, Visiting Professor in Taiwan,), sobre os “seniorpreneurs” :
Além das informações que oferecemos no post Seja um(a) Seniorpreneur !,acrescentamos as seguintes informações sobre as vantagens da maturidade para o empreendedorismo :

1. Você não está tão velho assim para começar um novo projeto na vida. Lembre-se de que os 60 anos de hoje são a mesma coisa que os 50 anos da geração do seu pai. Os sessentões de hoje estão mais bem preparados para serem empreendedores do que quando tinham 20 anos. O crescimento do empreendedorismo entre os mais velhos é surpreendente no mundo todo.
2. Transforme a paixão em empreendimento. Descubra o que v. mais gosta de fazer e transforme-o num negócio. V. tem competências que melhoraram com a maturidade e também pode melhorar as demais. V. já está acostumado a acertar e também a errar. Basta não se arriscar em demasia.
3. V. tem uma poderosa network. Aproxime-se do grupo de pessoas da sua idade com interesses comuns. Faça parcerias. Esteja sempre atento ao aparecimento de grupos de empreendedores. Não viva em guetos. Abra oportunidades para parceiros mais jovens. Tente o mix geracional positivo.
4. Crie um ambiente de trabalho parecido com o seu estilo de vida. Se precisar de espaço, compartilhe, no começo. Use espaços virtuais ou mesmo a sua própria casa. Não se esqueça de que o seu celular pode ser também um escritório.
5. Seja dono do seu tempo. Se for para cumprir horários rígidos como v. fez até hoje, pense duas vezes antes de começar. O lado bom de empreender na maturidade é que v. faz porque quer e não porque deve fazer. Pense nisso também.
6. Tente inovar ou reinventar-se. Nada de loucuras mas……fazer mais do mesmo que v. vinha fazendo nas três últimas décadas não é vantagem nenhuma. Mude na forma, na intensidade, nos objetivos, mas principalmente no motivo pelo qual v. continua trabalhando : para melhorar ou manter a sua qualidade de vida nas velhice.
Esta é uma crença do www.senioridade.com.br : o trabalho é uma das principais âncoras da nossa vida. Usar os nossos recursos intelectuais, sociais e emocionais ajuda na manutenção de um processo de envelhecimento bem sucedido. Usar os seus recursos pessoais de forma positiva e objetivada é a melhor maneira de mantê-los saudáveis. Em outras palavras, trabalho pode matar ou salvar. Escolha
Aguinaldo Neri
www.senioridade.com.br

%d blogueiros gostam disto: