Senioridade e sua história.

O site www.senioridade.com.br foi criado em 30 de outubro de 1998!

Hoje vamos chamá-lo de Portal Senioridade – Reinventando a própria vida.

A motivação.

Ele nasceu motivado pelo contato do consultor Aguinaldo Neri, da Aguinaldo Neri Consultoria em Recursos Humanos, com participantes de Programas de Preparação para Aposentadoria da década de 90. No século passado, para quem gostar de referências maiores.

Outra fonte de inspiração para a criação do site, com o enfoque positivo para o envelhecimento e aposentadoria, foi o trabalho da Dra. Anita Liberalesso Neri, da Unicamp. Com destaque, em termos de pioneirismo, para o livro do Dr. B.F.Skinner, que ela traduziu alguns anos antes : Viva bem a velhice ( Skinner,B.F.,Vaughan ,M.E. – Viva bem a velhice – aprendendo a programar sua vida . São Paulo, Summus Editorial – Tradução de Anita Liberalesso Neri , 1985).

A crença de que a minha geração não precisaria repetir o modelo de envelhecimento que os meus pais tiveram também foi uma outra fonte de inspiração, agora para imprimir o tom positivo do nosso trabalho.

O pioneirismo e a ousadia.

Com pouco esforço podemos avaliar como foi difícil lançar um site voltado para uma população mais velha e em fase de aposentadoria, quando em volta tudo era feito para os jovens e para a juventude. O acesso às tecnologias de comunicação emergentes, principalmente, para muitos era um terreno reservado aos que estavam chegando no mundo e não para os que haviam asfaltado a estrada até a chegada das novidades.

O site foi alvo de chacotas e ofensas. A resistência ao novo promovia espetáculos de discriminação explícita em relação às competências da maturidade. Uma das frases que mais ouvi e li : “você é louco. Velho não tem capacidade para operar um microcomputador e muito menos para navegar na internet”. Eu venci. Eu e todos que também querem ter uma maturidade ativa, socialmente rica e intelectualmente estimulante e desafiadora.

As principais funções do site.

Durante todos estes anos o site serviu para que o seu diretor, Aguinaldo Neri, escrevesse suas opiniões e expectativas em relação a um processo de envelhecimento digno, que considerava um direito de todos.

Serviu, também, para dar apoio e canal para os Programas de Preparação e Transição para a Aposentadoria, da Aguinaldo Neri Consultoria. Programas como o Novo tempo , da CPFL, usaram intensamente estes canais para criar uma comunidade entre os participantes dos programas.

Futuro.

Os tempos são outros e o pessoal maduro mostrou que não só tem competências para navegar na internet como pode explorar o mundo através dos sites de informações e manter-se atualizado e crescendo em termos pessoais através dos cursos que pode fazer.

Continuaremos apoiando todos aqueles que buscam um processo de envelhecimento ativo, produtivo e saudável.

Obrigado pelas visitas , sugestões e apoio durante estes 20 anos.

Aguinaldo Neri

Diretor do www.senioridade.com.br e da www.aguinaldoneri.com.br

Campinas, 05 de abril de 2018.