Empregabilidade na Maturidade ICurriculum Vitae

Montando seu “curriculum vitae”: Uma Reflexão Importante – colocando a maturidade a seu favor!

O “curriculum vitae” virou carteira de identidade para quem quer entrar ou permanecer no mercado de trabalho. Não importa se em papel, via eletrônica ou banco de dados. Ele tem que mostrar como a maturidade tem melhorado o seu potencial para o trabalho.

A Senioridade acredita que todos deveriam elaborar um curriculum e mantê-lo atualizado, assim como a declaração anual do imposto de renda e o check up médico. O curriculum deve ser concebido e atualizado para servir de orientação em decisões profissionais e pessoais.

Os objetivos do “curriculum vitae” são :

Fixar metas profissionais e pessoais.

Conscientizar-se de seu valor profissional.

Evidenciar realizações efetivas e concretas.

Apontar necessidades de investimentos profissionais.

Vejam que não estamos falando apenas em preencher formulários. O seu curriculum precisa ter vida. Caso contrário, ficará engavetado.

A Senioridade entende que todos os cidadãos têm um capital profissional acumulado mas o que estará sendo avaliado não é somente o que foi feito mas principalmente o que ainda poderá ser feito a partir deste capital. Os nossos sonhos e projetos é que darão a importância para a experiência passada. O “curriculum vitae” tem as raízes do passado, o tempero do presente mas principalmente o cheiro do futuro, por isso não deve ser encarado como um obituário (Aguinaldo Neri).

A falta de prática na elaboração de um “curriculum vitae” tem feito com que excelentes profissionais não aproveitem adequadamente chances que aparecem. Muitos nem sabem o valor do capital profissional e educacional que têm.

Ao escrever ou pensar em seu curriculum seja objetivo. Pense nos seguintes pontos :

Nos projetos que você criou e levou adiante, nos seus projetos que outros levaram em frente, nos projetos de outros que você deu continuidade.

Nos novos cenários nos quais v. viverá. Novas pessoas, contatos, amigos e eventuais clientes e parceiros.

Como seu capital de conhecimentos acumulados pode contribuir para que os seus futuros parceiros consigam atingir seus objetivos.

Pense nos seus maiores níveis de competência. Identifique quem está precisando destas competências.

Aonde você quer chegar pessoal e profissionalmente nos próximos 5 anos?

Vamos ficar hoje por aqui. Reflita sobre a importância de v. ter um “curriculum vitae” atualizado. Mesmo que v. não vá procurar emprego. Ele servirá para v. se apresentar nas mais variadas situações. Apresentar-se em alto estilo ! Só vale se for para impressionar bem que ler o seu curriculum.

Empregabilidade na Maturidade

Empregabilidade na Maturidade

Quanto vale o seu capital profissional acumulado nas últimas décadas ?

Muito !.

A Senioridade tem como ajudá-lo a potencializar este capital.
Valorize a sua experiência. Consiga melhores condições de trabalho a partir e não apesar da sua idade.
Aprenda a divulgar melhor o seu capital profissional através de um bom curriculum vitae, valorize as suas competências, divulgue-o com um bom “networking” , prepare-se para ter um bom desempenho nos processos de seleção e entrevista e assuma o novo posto de trabalho com o brilho da sua experiência e competência.
Fale conosco para saber como poderemos te ajudar. Para oferecer ajuda mais efetiva, atuamos com a participação de consultorias parceiras na área de emprego.

Nosso blog está repleto de informações e noticias, sobre empregabilidade na maturidade.